Ecossistemas de inovação: o que são e quais as suas vantagens para os negócios

Quando seres vivos se relacionam entre si e com o meio ambiente em que estão, damos a esse relacionamento o nome de ecossistema. Quando empresas, universidades e governos se relacionam em um ambiente de colaboração e desenvolvimento tecnológico, são formados os ecossistemas de inovação. 

O termo pode parecer novo para você, mas o conceito já está pelo mundo há muito tempo — e diversas empresas têm se beneficiado dele. Essa ideologia de colaboração traz diversos benefícios para o mundo corporativo.

Por isso, queremos explicar tudo que você deve saber sobre esse tipo de ambiente e como ele pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. Continue a leitura e bom proveito!


Como surgiu o conceito de ecossistemas de inovação?

Em 1993, James F. Moore, um acadêmico que estuda a evolução de sistemas econômicos e sociais, usou o termo “ecossistema de negócios” para descrever redes de organizações que, juntas, formam um sistema de apoio mútuo em que a colaboração entre as partes ajuda no desenvolvimento do negócio. 

O ecossistema de negócios, segundo Moore, é uma forma de organização distinta e paralela a empresas e mercados. Segundo o estudioso, esse ecossistema tornou-se vital ao longo dos anos.

Como em um ecossistema biológico, há sempre um mais forte, ou maior, que depende de um mais fraco, ou menor, mas ambos precisam cooperar para vencer o ambiente em que estão. 

Com o tempo, as empresas mudaram, e muitos negócios passaram a produzir muito mais do que apenas bens e produtos — e o ecossistema evoluiu junto.

Assim surgiram os ecossistemas de inovação. O melhor exemplo deles é o Vale do Silício.


Como o ecossistema de inovação funciona na prática?

O Vale do Silício fica localizado na Baía de São Francisco, no estado da Califórnia, EUA. Muitas empresas de tecnologia se estabeleceram na região, como Apple e Google. 

Nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial, as organizações americanas começaram a receber grande demanda de produção tecnológica para suprir a produção de aviões de caça, radares etc. 

Durante esse período, a Universidade de Stanford, situada na região, recebeu incentivo do governo para pesquisas e o desenvolvimento de uma área de Engenharia. 

Depois disso e de diversos outros incentivos, essa universidade começou a crescer e graduar profissionais que abriram suas próprias empresas e que colaboravam muito com a instituição, absorvendo seus alunos.

Os anos se passaram, mas o ecossistema de colaboração se mantém até hoje. As universidades recebem incentivos do governo e, por sua vez, colaboram com seus talentos para as empresas da região.

Com isso, cada vez mais, o Vale do Silício cresce e traz novas tecnologias e inovações para o mundo. 


Quais ecossistemas de inovação existem no Brasil?

No Brasil, também temos ecossistemas de inovação. Campinas, no estado de São Paulo, tem uma cultura empreendedora muito forte e voltada para a inovação. 

Muitas empresas de tecnologia e startups ficam na região, e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) faz grandes trocas com essas organizações, atraindo mais pesquisas para a região, que se tornou um grande polo de projetos inovadores. 

Além de Campinas, Recife também tem um ecossistema de inovação — e já há quem diga que lá é o Vale do Silício brasileiro. Multinacionais como Microsoft, IBM, HP e Samsung escolheram a cidade para instalar suas fábricas e centros de pesquisa. 

Desde os anos 70, a Universidade Federal de Pernambuco criou o curso da Ciência da Computação e vem formando excelentes talentos da área de TI. 

Com incentivo do governo, a cidade criou o Porto Digital, localizado no Marco Zero, que abriga mais de 250 startups e empresas de pequeno a grande porte, que reúnem mais de 7.100 colaboradores.  

Um bom exemplo é a IVIA, empresa embarcada no Porto Digital que teve receita de R$66,5 milhões em 2018 e pelo nono ano consecutivo é eleita como uma das melhores empresas de TI para se trabalhar no Brasil.

Além desses polos, o Brasil ainda tem o Tecnopuc, em Porto Alegre, São Pedro Valley, em Belo Horizonte, e outros mais.

Como você vê, com a troca entre governos, empresas, centros de pesquisas e universidades, é possível criar um ecossistema que gere benefícios não só aos colaboradores, mas a economias inteiras de cidades e países. 

Então, talvez seja a hora de implementar esse conceito no seu negócio. 


Quais os benefícios de ecossistemas de inovação?

Um dos principais benefícios desse tipo de conceito é a troca de experiências entre setores e empresas. Com isso, é possível achar soluções para o negócio e crescer de forma mais eficiente e saudável.

Dessa troca, o reconhecimento da sua empresa na comunidade crescerá, e você terá mais visibilidade para talentos que estão em busca de lugares inovadores para trabalhar, além de atrair o interesse de estudantes que querem amadurecer em um ambiente onde possam arriscar e inovar para aprender. 

Fazer essa troca com outras empresas, centros de pesquisas e universidades cria um senso de comunidade e colaboração que só traz vantagens para todos. 

Você já imagina como implementar isso na sua corporação? Veja no próximo tópico!


Como criar um ecossistema de inovação?

Nem todas as empresas estão situadas em polos tecnológicos, mas isso não é uma barreira para que você possa se beneficiar do conceito de ecossistema. 

Existe um modelo de produção e criação coletivas chamado crowdsourcing. Nessa metodologia, empresas se unem para buscar soluções para um problema, fazendo a troca de ideias, recursos e talentos. 

Você pode levar essa metodologia baseada nos ecossistemas de inovação para o seu negócio, buscando, entre os seus parceiros e fornecedores, aqueles que estariam dispostos a implementar essa metodologia com você.

O mais importante é sair da sua zona de conforto. E se você não sabe como alcançar empresas além do seu círculo próximo de contato, pode participar de experiências de imersão, que muitos CEOs e profissionais que já participam de ecossistemas de inovação frequentam. 


Se você quer conversar mais sobre inovação e descobrir como impulsionar sua carreira e seus negócios, entre em contato conosco. Aqui na ECQ - Lifelong Learning, nós estamos sempre disponíveis para ajudar você a alcançar todo o seu potencial!

MD1 LEAD

Quem somos

Siga-nos:

Instagram

facebook

Fale conosco:

contato@md1lead.com

United States of America