“Pão feito com insetos comestíveis”. Você comeria?



Pesquisadores e a indústria de alimentos estão demonstrando grande interesse em insetos comestíveis por seu uso potencial na formulação de alimentos com características nutricionais aprimoradas. Neste estudo, o pó de grilo foi adicionado à farinha de trigo para se obter um pão de maior valor nutricional. Depois de assados, os pães foram submetidos a diferentes tipos de testes, incluindo avaliações químicas, microbiológicas e sensoriais para determinar o conteúdo nutricional real e a aceitação do público.


Verificou-se que o pão contendo pó de críquete apresentou alto teor de proteína 59,46% e maior teor de gordura 15,18% quando comparado aos pães convencionais de farinha de trigo. Além disso, a adição de pó de grilo à farinha de trigo afetou as propriedades de mistura e a viscoelasticidade da massa, resultando em uma textura menos desejável.

A cor também foi muito afetada; ao adicionar 10% de pó de grilo ao pão ele tinha uma aparência marrom escura, ao adicionar 30% a cor era quase preta. O pão contendo o pó de grilo mostrou uma contagem mais alta de bactérias formadoras de esporos e bactérias do ácido láctico, o que pode fazer com que os pães envelheçam mais rapidamente e se tornem um perigo potencial para a saúde.

No geral, os dados coletados mostraram boa sustentabilidade do críquete na produção de pão enriquecido. Este estudo mostrou que 10% de pó de grilo pode ser bem incorporado em pães para melhorar seu conteúdo nutricional, especialmente proteínas e aminoácidos. 10% de pó de grilo produziu massas adequadas para a produção de pão. No entanto, 30% de pó de grilo mostrou uma alta taxa de reprovação do consumidor devido à sua textura e aparência; foi considerado impróprio para a produção de produtos de panificação.


O presente estudo serviu de conscientização para o mundo ocidental de que os insetos comestíveis são uma opção viável para melhorar as características nutricionais de nossos produtos alimentícios, e que os insetos podem constituir uma nova fonte de ingredientes na preparação de pães. E você? toparia provar?

MD1 LEAD

Quem somos

Siga-nos:

Instagram

facebook

Fale conosco:

contato@md1lead.com

United States of America