VÁ E VENÇA! PARTE 2: O SONHO

Atualizado: Out 4



O primeiro, e mais óbvio, passo para conquistar o que você deseja, é você ter claro qual é o seu sonho. E esse sonho tem que ser algo concreto. Do tipo: meu sonho é passar no concurso para Agente de Polícia Federal (ou qualquer outra carreira). Pode ainda ser alguma conquista material, como, por exemplo: quero viajar para a Disney no mês A do ano B. Ou ainda: quero comprar um apartamento de 2 suítes no bairro X da cidade Y.


Mas uma coisa muito importante é: SONHE SEM “VIAJAR NA MAIONESE”!


Não adianta ter sonhos do tipo: quero ganhar na loteria acumulada sozinho.

Isso não depende somente de você (ainda que você tenha que fazer a sua parte que é, pelo menos, fazer a aposta). O sonho tem que ser algo que não dependa somente do que se costuma chamar de sorte ou acaso. Se depender da sorte ou do acaso, não é um sonho e sim uma fantasia.


A diferença entre sonho e fantasia é que, o sonho, com o devido esforço e comprometimento, tem alto potencial de se tornar real. Já a fantasia, mesmo com todo esforço e comprometimento, ainda depende de fatores alheios à você para se tornar realidade.


O que você pode fazer para melhorar o seu sonho é ir além do sonho, mesclando-o com um pouco de fantasia. Sim, é possível e divertido fazer isso!


Vou usar o meu exemplo para que o entendimento fique mais fácil: um dos meus sonhos era passar no concurso para Agente de Polícia Federal. O exercício que fiz para mentalizar meu sonho, foi comprar revistas jornais com reportagens sobre operações da polícia federal, nas quais haviam fotos dos agentes em ação (mas também funciona se você escrever seu sonho em um pedaço de papel, ou ainda ter uma foto, desenho ou modelo tridimensional do que você deseja). Se eu tivesse dificuldade para mentalizar esse sonho somente através de texto escrito ou das fotos, eu poderia, por exemplo, comprar um boneco “action figure” de um agente ou até mesmo um carrinho de brinquedo da polícia federal. Qualquer coisa que te ajude a mentalizar o sonho está valendo.


Mas além do sonho, eu fantasiava como seria quando eu já fosse Agente de Polícia Federal: prendendo bandidos em flagrante e tendo a satisfação de ser o livramento de pessoas de bem que estivessem em apuros.


Notem que essa segunda parte, já não dependia apenas de mim, mas de uma série de situações encadeadas em uma determinada circunstância. Ou seja, essa parte já era uma fantasia mesmo!


Quanto mais detalhado, específico, claro e plausível for esse sonho, melhor! Mais fácil será para você mentalizá-lo e seguir para o segundo passo.


Resumindo: sonhe, mentalize seu sonho sendo conquistado e o prazer que sentirá ao conquistá-lo.


No próximo artigo falarei sobre o 2º "D": DETERMINAÇÃO.


MD1 LEAD

Quem somos

Siga-nos:

Instagram

facebook

Fale conosco:

contato@md1lead.com

United States of America